segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Apresentação do Céu em duas cidades de Pernambuco


Nos dias 12 e 13 desse mês de outubro o “Assim se vai aos Astros” atravessou fronteiras, foi até duas cidades da Zona da Mata de Pernambuco, representado pelo sócio do Ceaal Severino Fidelis de Moura e sua esposa, professora Dáia. As cidades visitadas foram Primavera que fica a 70 quilômetros da Capital do estado, e Amaraji que está localizada a 100 quilômetros do Recife.
Em Primavera, no dia 12, toda população da cidade se encontrava na praça principal, comemorando o dia das crianças e aguardando a noite chegar para que pudessem ver a Lua e Vênus através de telescópio, conforme fora anunciado pela prefeita da cidade, senhora Naza que é minha sobrinha. Na verdade, esse acontecimento seria inédito na vida daquele povo simples. Infelizmente, São Pedro não colaborou fechando o céu, não deixando nenhuma janela para observação, mesmo assim, os telescópios ficaram expostos na praça, das dezoito horas até as dezenove e dez minutos e os quais foram motivos para inúmeras indagações vindas dos expectadores. Aproveitamos e tiramos fotos.
No dia treze, fizemos o mesmo em Amaraji, minha cidade natal. Lá foi um sucesso! Não deu para calcular a quantidade de pessoas que compareceu a Praça Dr. Jorge Coelho da Silveira. Todos que ali se encontravam, tiveram a oportunidade de observar Vênus e a Lua. O Ceaal recebeu inúmeros elogios pelo trabalho executado.
Fui entrevistado pelo Amaraji é Notícia, um web-jornal da cidade e quando receber a reportagem enviarei o endereço, para que todos tenham conhecimento do trabalho realizado lá. Entre os presentes encontravam-se professores aposentados que atuavam quando eu era estudante na terrinha, comerciantes, muita criança, um fotografo da prefeitura, parentes e amigos. Sai de lá sentindo um imenso prazer.

Vejam fotos na Cidade de Primavera:


Vejam fotos na Cidade de Amaraji:




quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Apreciação de Venus versus a Lua

Dia 09 de outubro entre as 18h20 e 19h40min, observamos o Planeta Vênus no pátio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Maceió) com um telescópio de 220 mm de abertura. Pense na empolgação de meio mundo de professores a observar o planeta através de filtros especiais e constatar que o mesmo apresenta fases como a Lua. Expliquei que mesmo antes da invenção do telescópio já se sabia que Mercúrio e Vênus apresentavam fases como a Lua. E a vista da Lua também foi magnifica em se tratando de vista através de telescópio de razoável abertura. Ficamos até a Lua encobrir-se no Oeste cerca das 21h00.
Capturamos algumas fotos e teve pessoas que ficaram na cola do telescópio e sempre que dava-se uma vaga um senhor já de boa idade se intercalava no grupo para dar uma espiada mais demorada nas crateras de Selene. Vejamos algumas fotos: