domingo, 2 de dezembro de 2012

Telescópios no Shopping Pátio Maceió


Nossos agradecimentos aos dirigentes do maior  estabelecimento varista  da parte alta da cidade de Maceió, o Shopping Pátio, que sempre abriu suas portas para nossas exposições astronômicas. Agradecimentos pessoais da parte do Ceaal a gerência, na pessoa da Srta. Carla Patriota, que sempre nos proporcionou o espaço para boas observações aos clientes do estabelecimento em questão e um respaldo de compromisso do Ceaal em difundir a astronomia aos habitantes dessa Cidade Sorriso.
Fizemos uma Observação arrojada no Shopping Pátio Maceió nesse 1º de dezembro de 2012; onze Companheiros do Ceaal  (o 11º tirou a foto por isso ficou escondido) os demais estão ai: Romualdo, Fidelis, Thiago, Valéria, Roberta, Rose, Sergio Caldas, David e sua Mãe, dona Lucinha, a fotógrafa  e a professora da rede Municipal de Educação de Maceió, Dáia.
Para nós do Ceaal, foi uma noitada memorável. Fizemos festa com o Planeta Júpiter que está em oposição hoje, domingo. Cumprimos com  o nosso compromisso ontem, pelo simples motivo do fechamento do Shopping mais cedo no dia 02 de dezembro que é o dia consagrado ao patrono da Astronomia no Brasil, D. Pedro II. Como é do conhecimento de todos o imperador foi um grande entusiasta da Astronomia aqui no Brasil. Gerog Marcgave, que veio na Expedição de Maurício de Nassau para Pernambuco trouxe a Astronomia Moderna para a América Latina, diga-se Pernambuco.  Logo após o nascimento de D. Pedro II esse já em tenra idade despertou para os segredos da Astronomia e esta começou a evoluir para o sucesso de hoje.
Você pode ver em:
http://www.liada.net/universo/digital/Audemario%20Prazeres/NASSAU%20&%20GEORG%20MARCGRAVE.pdf

Aii está um artigo escrito por Audemário Prazeres também um Entusiasta da Astronomia onde ele relata o início da Astronomia moderna na América Latina , especialmente no Recife, onde não existe outra cidade com similaridade nesse nosso Brasil.

Vê fotos no Shopping Pátio da noite de ontem, véspera da Oposição de Júpiter:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário