segunda-feira, 26 de setembro de 2016

HISTÓRICO DA ASTRONOMIA ALAGOANA





Da esquerda para a direita: Damião Carvalho da APA, Genival Leite Lima, Romualdo Alencar Caldas, Ceaal e Iramarai Freitas do SAR.


Genival em palestra no Sar em Pernambuco , Recife

     Próximo ano de 1983, estaremos completando mais um ano de existência do Observatório Astronômico Formalhaut, fundado no dia 02 de Junho de 1979, no bairro do Tabuleiro dos Martins - Maceió, AL.
     Começamos com um pequeno grupo de jovens em 1978, quando foi fundada a União Astronômica Galáxia 3C.236 (hoje inativa) e em 1979, estávamos planejando construir um pequeno observatório astronômico amador, para realizarmos observações de rotina.
      Em 1978, viajando ao Recife, conseguimos entrar em contato direto com o Clube Estudantil de Astronomia - CEA, onde fomos muito bem recebido pelo grande amigo astrônomo Pe. Jorge Polman, quando ele tomou conhecimento da fundação de nossa equipe alagoana. O CEA nos ajudou bastante ao publicar a notícia no seu Boletim Astronômico porque nós recebemos em seguida amizade sincera e apoio das associações astronômicas de todo o Brasil, tanto amadorísticas como profissionais. A Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia - SBAA, Fortaleza, CE, foi a segunda associação astronômica a entrar em contato com o nosso departamento alagoano e também esta contribuiu bastante no incentivo da nossa Astronomia. Nestas horas se tinha realizado o segundo Encontro de Astronomia do Nordeste, no Clube Estudantil de AstronomiaRecife - PE.
     Ainda no ano de 1978, o Centro de Ciências de Alagoas - CECIAL, localizado no bairro do Farol, em Maceió, tomou conhecimento da fundação da nossa equipe astronômica, na pessoa do Professor e Diretor naquela época, Prof. Toávalo. O CECIAL, tinha um telescópio refrator de 500mm de distância focal D=50mm. O mesmo telescópio está hoje em uso no Observatório Formalhaut.
      Fomos convidados para fazer uma palestra de Astronomia no interior do estado e como obtivemos êxito, ministramos um curso simples de Astronomia para alunos de Colégio ligados ao centro de Ciências. Um telescópio foi doado para as nossas pesquisas diárias pelo Centro de Ciências de Alagoas - CECIAL.
     Em 1979 começamos a construção do Observatório em nossa residência que foi chamado Observatório Astronômico Fomalhaut. No mesmo ano houve problemas na União Galáxia 3C.236, comoem todas as agremiações científicas, e resolvemos desativá-la, ficando apenas o Observatório Fomalhaut. Este veio a participar ativamente da Comissão Solar da União Brasileira de Astronomia - UBA, até o ano de 1980.
     Chegando o ano de 1981 as coisas melhoraram bastante para nós. O observatório estava construído em cima de nossa residência (uma foto foi publicada no Boletim Astronômico da UBA em 1980). Este pequeno observatório veio a ser bastante visitado por professores de colégios, como os de matemática, Física, Química e Meteorologia da UFAL. Neste mesmo ano, junto com o astrônomo  amador Antônio José Lopes Caldas, fundamos a atual Associação dos Astrônomos Amadores de Alagoas (AAA-AL) e hoje fazemos uma Astronomia séria de acordo com as nossas possibilidades.
     No mesmo ano fomos convidados para ministrar um curso de Astronomia para alunos de 1º e 2º grau do estabelecimento Antônio Gomes de barros, do CECIAL no bairro do Farol, Maceió.
     Em 1982, por motivos superiores, transferimos provisoriamente o endereço do Observatório Astronômico Fomalhaut/AAA-AL, para a Rua Tabelião Euclides Protássio nº 100 - Prado, Maceió - AL - 57000. Caso o Observatório volte a funcionar no endereço anterior, avisaremos com antecedência aos leitores do Boletim do CEA.
     Eis aqui algo da nossa Astronomia do Estado de Alagoas.

 AAA/Al                                                                                    Ass. Genival Leite


Nenhum comentário:

Postar um comentário