domingo, 19 de dezembro de 2010

Retrospectiva Ceaal 2010


Meus caros colegas, aos quais eu chamo de “Juventude”! Como é de costume, sempre escrevo algumas linhas nas nossas confraternizações. Hoje mudei o estilo do texto e estou fazendo uma retrospectiva dos acontecimentos astronômicos mais marcantes de 2010 em prosa. Aqui na sombra do Observatório Genival Leite Lima onde além dos trabalhos levados a efeito por nosso amigo Adriano e equipe, também funciona o nosso Ceaal.


Quem já leu algo da vida de George Ellery Hale, sabe comparar as dificuldades de edificação de um Observatório Astronômico. Aqui nas Alagoas isso foi levado a efeito por um Hale alagoano, nosso entusiasta Adriano. Considerando ainda que lá seja um país de 1º mundo e aqui estamos aquém dessa qualificação.

Somente para relembrar. Desde 09 de janeiro de 2010, nós do Ceaal, estamos nessa nova sede o OAGLL, e aqui aconteceram muitas coisas das atividades do CEAAL/OAGLL tais como: a ocultação da Estrela UCAC2 410140042, pelo asteróide Varuna, ali na constelação de Gêmeos em fevereiro de 2010, que trouxe pesquisador do MIT às nossas modestas instalações; a Palestra da Lua Cheia nesse mesmo mês, quando Victor Henrique de Sousa defendeu sua entrada no nosso grupo, dissertando sobre a “Astronomia no Antigo Egito”.



Ainda nesse ano, recebemos premiação oriunda das Noites Galelianas de 2009, e o nosso CEAAL, que já tinha sido o primeiro grupo brasileiro a receber premiação internacional, nas 100 Horas de Astronomia, ganhou mais duas internacionais e uma nacional nas Noites Galileanas, tornando-se o grupo amador mais destacado no mundo nos eventos do Ano Internacional da Astronomia.

Em março, Edmilson, na “Palestra da Lua Cheia”, incentiva a juventude com a “Construção de Uma Grade de Difração” para uso em busca de Estrelas Variáveis. Um integrante do grupo, ultrapassando os limites levou telescópios lá na Costa dos Corais, comunidade de pescadores e rede hoteleira de norte a sul do estado.





O postulante ao ingresso no Ceaal, “José Haldson Tabosa, nos surpreendeu ao transmitir seus conhecimentos de Astronomia relacionados à Influência do Sol e outras Estrelas sobre os Seres Animais”. Isso aconteceu em julho, numa Palestra da Lua Cheia.

Não podemos esquecer que no mês de agosto toda comunidade astronômica de Alagoas fez uma verdadeira viagem interplanetária com a Conjunção de Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno e Lua. O que vocês acham de um parceiro nosso poder participar do concurso fotográfico nacional sobre a conjunção e ser agraciado? Os associados, mesmo atarefados com seus afazeres pessoais, participaram do VII Workshop de Astronomia do Ceaal.

E no mês de setembro, nosso grupo se deleitou diante da Oposição de Júpiter e seu surpreendente companheiro, Urano, os dois no mesmo campo do telescópio, relembrando a festa de agosto; da Noite Internacional de Observação Lunar e das observações astronômicas que acontecem costumeiramente no OAGLL atendendo a centenas de pessoas. Os guerreiros do Ceaal estavam lá nesse mesmo mês, gastando a saliva para transmitir o segundo Curso de Iniciação à Astronomia do ano.

Em outubro como de costume, aconteceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e alguns voluntários e colegas participaram representando aqueles que fazem Astronomia no nosso estado. Também tivemos a Semana Mundial do Espaço, celebrada entre os dias 04 e 10, aqui no observatório e em três escolas da rede estadual.

Fechamos o ano de 2010 participando do 13º ENAST e do VI EINA em Recife. Para finalizar, o OAGLL e o CEAAL ofereceram a comunidade alagoana um vasto conhecimento de astronomia através da “Semana Alagoana de Astronomia”, a qual homenageou o Imperador Pedro II, o patrono da Astronomia no Brasil.

Meu abraço fraterno e natalino;

Fidelis. Maceió, 18 de dezembro de 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário