domingo, 25 de dezembro de 2022

A Criação do Mundo

 Um Poema de Leandro Gomes de Barros


A CRIAÇÃO DO MUNDO...

 

...Na visão do poeta paraibano

Leandro Gomes de Barros (1865-1918)

 

Fui ver se estudava a forma

Como foi a Criação

Quase pude conseguir

Como ela foi então,

Faltou-me achar a parteira

Que pegou o velho Adão.

 

Antes de nada existir

Cousa alguma não havia,

Nem céu, nem terra, nem mar,

Nem luz nem ar existia

Mas nos diz a Escritura

Deus sobre as águas vivia.

 

Aqui faço reticência...

Nada valeu o estudo

Quem for pensar nesse dogma

É capaz de ficar surdo

Porque se existia água

Assim, não faltava tudo.

 

Porque nos diz a história

Céu e terra não havia

A mesma história confirma

Que Deus nas águas existia

Porém não diz onde eram

As águas onde Deus vivia.

 

Creio que Deus disse um dia

Vou fazer a Criação

Mas o céu já estava feito

Que era a sua habitação

Deus não morava nas águas

Que não era tubarão.

 

Deus fez a terra e o mar

Mandou que a terra criasse

O gênero da animália

Que sobre ela pisasse

E o mar criasse peixe

Que em suas ondas nadasse.

 

Depois que a terra enxugou

Ele fez uma olaria

Fez o diabo e o homem

Sendo Adão da parte fria

E fez o diabo da quente

Que o fogo lhe competia.

 

Disse o diabo ao Senhor:

– Com isso não vos ataco

Vossa obra até aqui

Deixa-me dando o cavaco

Fizeste a mim e ao homem

Mas ainda falta o macaco.

 

O Senhor disse ao diabo:

– Não entre nos meus assuntos

‘Tá vexado por macaco?

Espere que faço muitos

Visto você ‘tá vexado

Então o faremos juntos.

 

E o diabo ali ficou

Que só quem ‘tá com ressaca

Disse mais, entrando ali:

– Aquela obra sai fraca

Pegou a atropelar Deus

Lá fizeram uma macaca.

 

Deus disse: - Eu não queria

Que tu metesses a mão!

Disse o diabo: - É verdade

Erramos aqui, então...

Chamaram a bichinha Eva

Pôde casar-se com Adão.

 

Eis a principal história

Porque foi tudo erigido

A mulher veio do macaco

Do barro veio o marido

O que não pensar assim

Saiba que está iludido.

 

Acrescento também uns versos de um poeta espanhol sobre a criação do mundo:

Décima espanhola de um anônimo:

 

Diz a antiga Escritura

Que Adão foi feito de barro

Mas essa história eu não narro

Porque é mentira pura

Tem gente que até jura

Por São Pedro e São Conrado

Mas eu acho muito errado

Pois Deus nunca foi loiceiro

Pra tá em pé de barreiro

Fazendo cabra safado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário