domingo, 7 de novembro de 2010

O Beco Estreito

Autor: Leandro Gomes de Barros


“Qual será o beco Estreito,

Que três não podem cruzar?

Só entra um fica dois

Ajudando a trabalhar”


Frei Bedegueba dizia

A frei Mansupo, em disputa:

- Existe uma certa gruta

Onde hei de ter moradia.

Hei de conhece-la um dia,

embora quebre o preceito.

Vou penetra-la direito,

para a verdade saber,

pois preciso conhecer,

qual será o beco estreito.


Dizem que tem pouca altura

e fica no pé dum monte.

A entrada é uma fonte:

Vou medir sua largura,

para saber-lhe a fundura

vou lá dentro mergulhar.

Para me certificar,

não podendo entrar os três,

só entra o Cabo Pedrês,

que três não podem cruzar.


Um padre já me contou

que foi dar uma caçada

e nessa mata fechada,

viu um bicho e não matou.

De dento uma voz gritou:

- Padre, dizei-me quem sois?

Poderei entrar depois,

respondendo ao que pergunto:

mas dos dois que vejo juntos,

só entra um, ficam dois.


Um monge de lisa fronte,

também já contou a mim:

- já brinquei nesse capim,

já ressonei nesse monte.

Quase sempre a essa fonte,

venho eu e mais um par,

os dois não podendo entrar,

por serem moles e bambos,

eu entro só, ficam ambos

ajudando a trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário